Pinheiros de São Ciprianio. Passado, Presente e Futuro
Parte I – Passado

Encaixada no Vale do Gadanha, a aldeia de São Cipriano representa um dos exemplos mais ilustrativos das vivências tradicionais mihotas, apoiadas sobretudo numa actividade agrícola cooperativa. Com efeito, os testemunhos de pessoas que disfrutaram essa época descrevem uma actividade de lavoura baseada na colaboração mútua, que era culminada com os momentos da colheita nas vindimas e na desfolhada. Estes momentos, que se tornavam verdadeiras romarias a par com as festas populares, eram fartos em comida e bebida, e também propícios à perda da virgindade dos mais moços, entre medas e valados. Facilmente se poderia comprovar, pelo levantamento das datas de nascimento nas gerações desta época, que os picos de concepção seriam por estas alturas, ainda que aqueles períodos em que havia pouco trabalho eram também bastante proprícios ao coito. Segundo dados apresentados no “Minho Pittoresco”, em 1883 a população de Pinheiros era constituída por 213 “varões” e 207 “fêmeas”, acomodados em 96 fogos, o que perfazia uma média de 4,4 pessoas por habitação. Igualmente segundo relatado no “Minho Pittoresco”, no distrito de Viana do Castelo, depois de Ponte de Lima, a vila de Monção é a mais produtiva zona agrícola, sobretudo com base na sua exploração vitivinícula, podendo-se destacar pela fertilidade das terras as freguesias da Bela, Cambeses, Longos Vales, Mazedo, Merufe, Monção, Moreira, Pias e Pinheiros. Entre estas freguesias, nos anos de 1863-65 foram produzidas 2526 pipas de vinho, das quais 1770 foram exportadas e 756 serviram para consumo próprio. Já nesta altura eram largamente reconhecidas as qualidades dos vinhos desta região, tanto tintos como brancos. Curiosamente, naquela época o vinho novo corria a 16.000 reis a pipa, enquanto o velho vendia-se a 20.000 reis. Para além da vinha, no Vale do Gadanha assumia também particular importância a criação de gado, sobretudo bobino. Enquanto que as vacas proporcionavam leite, os machos eram um dos recursos de força utilizados nos trabalhos agrícolas, no cultivo do milho e da batata. Boa parte da rez era negociada nas feiras de gado, e contribuía também desta forma para a roda do sustento. Porque aqueles que busquem o ensinamento do passado e percebam o presente serão os que proliferarão no futuro.
24 de Janeiro de 2008 © Direitos de autoria de Rui Marques.

3 comentários:

Anónimo disse...

Uma oração para o amor muito forte e poderosa!

Pelos poderes de São Cipriano e das três almas pretas que vigiam São Cipriano (CSDO) vai vir agora atrás de mim tcc, quero que vocE (CSDO) venha de rasto, andando, correndo, apaixonado, cheio de amor e tesão para ficar comigo o mas rápido possível. São Cipriano eu terei esse poder que (CSDO) deixe de uma vez todas as outras mulheres para assumir que me ama (TCC). São Cipriano faça com que (CSDO) me procure ainda hoje e agora desejando estar comigo (TCC) e ao meu lado que (CSDO) me admire e me ame muito, quero que (CSDO) tenha a certeza que eu sou a pessoa perfeita para ele, o amor da sua vida e que (CSDO)não possa mais viver sem mim (TCC) e tenha a certeza que sou SUA, e tenha sempre a minha imagem em seu pensamento em todos os momentos de sua vida, agora com quem estiver, onde estiver (CSDO) será arrancado daí, porque o pensamento dele está em mim (TCC) e ao me ver que sinta muito tesão como nunca sentiu por ninguém e ao se deitar que tenha sonhos eróticos comigo! e ao acordar que sinta muitas saudades minhas e ao andar pensará em mim a todo momento do seu dia terá o pensamento em mim e vai querer me sentir, sentir meus carinhos, me ver, sentir meu cheiro, minhas mãos, me tocar com amor que (CSDO)queira me abraçar, beijar, cuidar de mim (TCC) e sentirá prazer até em ouvir minha voz (TCC), que tenha muito ciúmes de mim (TCC). São Cipriano faça (CSDO) sentir por mim (TCC) um desejo fora do normal como nunca sentiu por outra pessoa e nunca sentirá por ninguém, que (CSDO) sinta ódio e nojo das outras mulheres que tenha e a rejeite outras pessoas que tiverem interesse sexual por ele, para dedicar seu amor a mim. (CSDO) que seu amor seja só meu (TCC), pois somente comigo sentirá prazer, alegria e felicidade eu serei tudo na vida dele que tenha prazer apenas comigo (TCC) que tenha tesão somente por mim (TCC) e que seu corpo seja só meu, que só tenha paz se estiver ao meu lado. Agradeço São Cipriano por estar trabalhando em meu favor e vou divulgar seu nome publicando essa oração sete vezes seguidas em troca de amansar (CSDO) e trazê-lo apaixonado, carinhoso, devotado, dedicado, trabalhador, fiel e cheio de desejo, tesão, aos meus braços para que assuma o nosso Amor e seja meu homem o mas rápido possível. Peço isso aos poderes das três almas pretas que vigiam São Cipriano. Assim será, Assim será, Assim está feito e jamais será desfeito. AMÉM

Anónimo disse...

FAÇA ESTA ORAÇÃO AS 13 ENTIDADES E TUDO QUE PEDIRES SERÁS RAPIDAMENTE ALCANÇADO POIS ESTA ORAÇÃO É TAO FORTE E PODEROSA QUE JAMAIS PODERAR SER DESFEITA! PARA ESTAS 13 ENTIDADES MILAGROSAS NAO EXISTE O IMPOSSIVEL E NINGUÉM RECORRERÁ A ELES EM VÃO...

A RAINHA MARIA PADILHA (POMBA GIRA)
A SÃO CIPRIANO
A MARIA MULAMBO (POMBA GIRA)
AO EXU DAS 7 FACAS MUSIFIM
AO EXU CAVEIRA
A MARIA ARREPIADA (POMBA GIRA)
A CIGANA IRIS (EM NOME DE TODO POVO CIGANO)
A POMBA GIRA DAS CALUNGAS
A POMBA GIRA DAS ALMAS
A RAINHA YEMANJÁ
A ROSA CAVEIRA (POMBA GIRA)
AO EXU MARAMBO
AS 13 ALMAS

INVOCO as minhas 13 entidades milagrosas a quem serei eternamente seguidora e grata porque sei que tudo que pedir a vós serei atendida pois confio no seu poder e sei que para vós nada é impossivel e nem ao menos dificil. Façam com que (RRS) neste exato momento esteja desesperado por noticias minhas que não consiga fazer nada enquanto não conseguir falar comigo.Afaste dele todos os seus amigos e amigas, todos os homens e mulheres que dele se aproximarem e o desejarem, e que eu seja sempre prioridade em tudo na sua vida;Nas falanges da pomba gira Maria Padilha das 7 Encruzilhadas entrego a minha causa porque sei que serei atendida. Que neste exato momento todas as entidades invocadas possam estar torturando o espirito, a alma e o anjo da guarda de(RRS)onde ele estiver para que ele não resista mais em me procurar.
Fazendo com que ele agora mesmo sinta muito medo de me perder e me ligue arrependido me pedindo para nunca o deixar. Minhas 13 entidades poderosas e milagrosas façam com que neste momento (RRS) esteja desesperado pensando em mim e me ligue agora mesmo me pedindo para ficar sempre do seu lado e nunca nos separar-mos. Que (RRS) venha rastejando e manso aos meus pés e me prometa me dar tudo o que eu sempre quiz ter.
Minhas 13 entidades milagrosas injetem coragem nas veias de (RRS) para que ele me assuma de vez para todos, e que me queira com urgência.
Que apartir de agora minhas 13 entidades vocês estejam torturando o espirito, a alma e o anjo da guarda de (RRS) para que ele tome essa decisão o mais rápido possivel,e que enquanto O (RRS) não conseguir falar comigo ele se sinta angustiado, triste e deprimido e venha até mim implorando por meu amor e por minha atenção.
Divulgarei sempre esta oração e seus nomes em forma de agradecimento...
Assim ja é,serei grata,me atendam vos peço,sei que dominam tudo e qualquer pessoa,amarrem esse amado homem (RRS) para mim que ele (RRS) rasteje atras de mim eternamente,soprem meu nome em seu ouvido até o levar a loucura para sempre.
Asimm está feito!
Assim seja,assim sera pelo poder das 13 entidades invocadas.Assim seja.Assim será e assim estar feito.

Anónimo disse...

Essa oração é poderosa, ore com fé. Eu tive que interromper duas vezes a oração pq minha resposta veio na velocidade da luz. Muito cuidado na hora de fazer esta oração. #Obs: Não faça pra trazer gente comprometida. ESSA ORAÇÃO, A PESSOA NUNCA MAIS TE ABANDONARÁ, NUNCA MAIS SAIRÁ DO SEU PÉ E TE AMARÁ PELO RESTO DOS SEUS DIAS… FAÇA E VERÁ O QUE ACONTECE. EM 10 MINUTOS APÓS PUBLICAR, A PESSOA VAI TE LIGAR, TE PROCURAR, mas é importante ter FÉ, pois é uma oração para o amor muito forte e poderosa! Pelos poderes de São Cipriano e das três almas pretas que vigiam São Cipriano, (fulano) vai vir agora atrás de mim (seu nome). Quero que você, (fulano), venha de rasto, andando, correndo, apaixonado, cheio de amor e tesão para ficar comigo o mais rápido possível. São Cipriano, eu terei esse poder que (fulano) deixe de uma vez todas as outras mulheres para assumir que me ama, (seu nome). São Cipriano, faça com que (fulano) me procure ainda hoje e agora, desejando estar comigo (seu nome) e ao meu lado. Que (fulano) me admire e me ame muito. Quero que (fulano) tenha a certeza que eu sou a pessoa perfeita para ele, o amor da sua vida e que (fulano) não possa mais viver sem mim, (seu nome) e tenha a certeza que sou SUA, e tenha sempre a minha imagem em seu pensamento em todos os momentos de sua vida. Agora, com quem estiver, onde estiver, (fulano) será arrancado daí, porque o pensamento dele está em mim, (seu nome) e, ao me ver, que sinta muito tesão, como nunca sentiu por ninguém e, ao se deitar, que tenha sonhos eróticos comigo e, ao acordar, que sinta muitas saudades minhas e, ao andar, pensará em mim a todo momento do seu dia. Terá o pensamento em mim e vai querer me sentir, sentir meus carinhos, me ver, sentir meu cheiro, minhas mãos, me tocar com amor. Que (fulano) queira me abraçar, beijar, cuidar de mim, (seu nome), e sentirá prazer até em ouvir minha voz, (seu nome). Que tenha muito ciúmes de mim, (seu nome). São Cipriano, faça (fulano) sentir por mim, (seu nome) um desejo fora do normal, como nunca sentiu por outra pessoa e nunca sentirá por ninguém. Que (fulano) sinta ódio e nojo de TODAS AS MULHERES QUE ELE PROCURA OU QUE ANDAM ATRÁS DELE, e as rejeite, e outras pessoas que tiverem interesse sexual por ele, para dedicar seu amor a mim, (seu nome). Que seu amor seja só meu, (seu nome), pois somente comigo sentirá prazer, alegria e felicidade. Eu serei tudo na vida dele. Que tenha prazer apenas comigo, (seu nome). Que tenha tesão somente por mim, (seu nome), e que seu corpo seja só meu. Que só tenha paz se estiver ao meu lado. Agradeço a São Cipriano por estar trabalhando em meu favor e vou divulgar seu nome publicando essa oração sete vezes seguidas em troca de amansar (fulano) e trazê-lo apaixonado, carinhoso, devotado, dedicado, trabalhador, fiel e cheio de desejo, tesão, aos meus braços, para que assuma o nosso Amor e seja meu homem o mais rápido possível. Peço isso aos poderes das três almas pretas que vigiam São Cipriano. Assim será, Assim será, Assim está feito e jamais será desfeito. AMÉM.
Mostrar menos


Enviar um comentário

Deixe o seu comentário